Quando uma Tattoo Corre Mal
top of page

Quando uma Tattoo Corre Mal

Atualizado: 29 de mai. de 2020

Quando uma tatuagem corre mal... um título potencialmente assustador pois muitas vezes traz os piores pensamentos ao de cima, mas temos mesmo razão para nos preocupar?

Girl Tattoo

Sim e Não!


Tatuagens podem correr mal de várias maneiras, tanto a nível artístico, técnico, em higiene, cicatrização ou mesmo complicações como inflamações ou infecções. Infelizmente o factor decisivo para algumas pessoas na escolha do estúdio onde vão tatuar é o preço, pois bem comecemos por dizer que a tatuagem é na realidade, um luxo, não precisamos dela para viver nem sobreviver, é algo que fazemos por gosto e assim, devemos ter em conta, que devido a esse factor e ao facto de ser para sempre, o preço nunca deverá ser um factor de decisão.


Exemplo de uma cópia de baixo custo e falta de experiência

(Original a Esquerda / Copia a Direita)

copy tattoo

Como diz o ditado “o barato sai caro”, e a tatuagem não é excepção. Nós recebemos o que pagamos, e qualidade é algo que se paga, no entanto o preço não vai só para a qualidade do trabalho mas também para a qualidade do material e condições. Esterilização, higiene, material, tudo tem o seu custo e um bom estúdio deve ter sempre tudo dentro dos conformes e regras daí começarmos por esta parte. Algumas complicações pós-tatuagem podem ser originárias da falta dos factores referidos acima.



Ainda dentro do tema da qualidade do estúdio, uma tatuagem pode correr mal por falta de técnica e conhecimento do próprio artista. Um artista sério é alguém que dá muito valor á aprendizagem, ao seu trabalho e á sua arte. É alguém que tem um grande background em artes e procura sempre evoluir para conseguir fazer sempre o melhor trabalho na pele. Ser tatuador é um trabalho exigente e cansativo, com uma aprendizagem constante, para muitos parece ser algo fácil, e quando se facilita é quando as coisas correm mal, podendo assim o cliente ficar com uma tatuagem de um tigre que mais parece um chiuahua ou uma caveira estrábica (sim é possível)! Por essa razão é importante fazerem a vossa pesquisa e ver portfolios da pessoa ou estúdio onde vão tatuar, não só por causa da qualidade mas também para saber se é aquele o estilo de tattoo que procuram.


Além disso não se guiem pelo que vêm tatuado nos outros, celebridades principalmente. O que funciona numa pessoa pode não funcionar em vocês e nesse sentido é sensato saberem o que o tatuador tem a dizer acerca daquela tatuagem que mostraram da Angelina Jolie ou do Pinterest, mas já lá chegamos mais abaixo.


Mas se pensam que quando uma tatuagem corre mal tem só a ver com o que acontece dentro do estúdio enquanto estão a tatuar estão enganados! Muitos dos problemas acontecem depois, aquando da cicatrização, devido aos cuidados que os clientes têm com a tatuagem.

Tratamento Tatuagem

Pequenas coisas que são facilmente descuradas podem criar inflamações, irritações e mesmo infecções. Roupa justa ou o não ter cuidado com zonas que rocem facilmente como cotovelos ou mesmo o antebraço, podem originar irritações na pele ferida. Ir para piscinas, mar, areia, terra logo depois de uma tatuagem pode originar focos de infecção, assim como animais domésticos que possam largar pelo ou lamber a tatuagem, isto tudo são focos de infecção.


Por isso é muito importante ouvirem e seguirem as indicações dadas pelo tatuador e evitar ir a correr para o médico quando alguma destas coisas acontece, nada é tão grave que precise de ajuda médica, é extremamente raro uma tatuagem poder ter consequências graves depois de ser feita, complicações podem surgir sim, mas são sempre tratáveis facilmente. Não corram para o dermatologista, corram para o tatuador. Um tatuador com experiência vai saber o que fazer e aconselhar sem o recurso a métodos invasivos.


É fácil culpar o tatuador ou o estúdio quando uma tattoo corre mal, porém maior parte dos problemas que aparecem quando uma tattoo corre mal têm a ver com o cliente e com o ignorar os conselhos do tatuador, tanto quando estão a fazer o projecto, a tatuar ou depois da tatuagem. Nós tatuadores, temos sempre em consideração o cliente e a responsabilidade que carregamos ao fazermos este trabalho, mas essa responsabilidade acaba quando o cliente não leva a sério os nossos conselhos nem confia na nossa experiência, se discordamos de vocês em algum ponto não é porque não queremos fazer a tatuagem, mas porque sabemos que não vai correr bem ou funcionar, sejam espertos, ouçam os profissionais para não precisarem de perguntar o que fazer quando uma tatttoo corre mal.


Espero que tenhas gostado deste post.

Se quiseres sugerir algum tema para ser esclarecido podes deixar o teu comentário aqui ou nas nossas redes sociais. Se quiseres estar sempre a par das novidades subscreve a nossa mail list ou torna-te membro do nosso site.


Exink

Your Skin Defines You

654 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page