A cópia no Mundo da Tatuagem
top of page

A cópia no Mundo da Tatuagem

Atualizado: 29 de mai. de 2020

Tatuagens originais ou copiar algo já existente só porque o cliente quer, infelizmente é muito comum o aparecimento de cópias ou plágio de tatuagens, e será isto correto?


Alguns vêm isto como um autentico desrespeito pela propriedade intelectual e pelo trabalho de um tatuador e outros vêm isto com algo normal ou até como uma forma de elogio... pois bem neste post vamos explicar porque é que não se deve copiar algo já feito.


Tatuagens Originais

Quando um cliente quer algo que já existe e insiste numa copia de algo já tatuado, tatuador honesto que se preze, tem que saber dizer NÃO, ao dizer não, estamos a "educar" o cliente, ao dizer não, estamos a ser exigentes connosco, ao dizer não, estamos a contribuir para que esta arte se mantenha viva e com interesse. Nenhum artista é mais que ninguém e todos temos ainda muito para aprender, achar que já sabemos tudo é assinar o nosso certificado de estagnação! São estes pequenos NÃOS que nos fazem crescer como artistas e evoluir a nossa arte.


Quando um tatuador cria algo único para um cliente está em jogo muita coisa, desde do background artístico do mesmo, as horas que o artista gastou a criar esses projectos, as horas que o artista perde de vida pessoal para tentar garantir ao cliente que vai ter um projecto exclusivo e muitas mais horas de sono perdido a olhar para os projectos a ver onde se pode melhorar, depois deste trabalho todo é uma falta de respeito para com o autor e cliente, outro tatuador resumir este trabalho a uma impressão de algo já feito, e por norma ser vendido com preços bem mais baixos que o original ;) O problema das copias é que nunca resultam, e ficam sempre com qualidades bem a baixo da original, pois foram copiadas directamente de uma foto e não de um projecto, e quando são copiadas diretamente do projecto por norma o tatuador que esta a copiar, como não fez o trabalho de casa, não consegue o mesmo resultado que o autor do projecto.



Estes casos não acontecem só com referências tiradas na net. Algo pelo qual os tatuadores são conhecidos é por fazerem Flashes, ou seja, desenhos não pedidos pelos clientes que são postos á disposição para quem os quiser tatuar. O caso dos Flashes, sempre que um tatuador tatua um, esse deixa de estar disponível para ser tatuado uma segunda vez, passa a ser daquele cliente e daquele cliente só. Quando alguém usa um Flash de outro tatuador sem autorização, vai estar a invalidar esse mesmo Flash ao autor e consequentemente, esse tatuador não poderá mais tatuar esse flash pois já foi usado, o que acaba por tirar todo o lucro, assim como qualquer tipo de ganho a esse artista.

Tatuadores, se querem deixar a vossa marca e querem marcar a diferença comecem por trabalhar o vosso estilo e não copiar os projectos de outros artistas, e se copiarem pelo menos não publiquem esses trabalhos ;)


Clientes, sejam exigentes e procurem sempre algo original, pois na vossa pele são vocês que mandam ;) não queiram ser iguais a coisas que já existem, podem ter as mesmas ideias, mas procurem artistas que queiram fazer uma interpretação das vossas e ideias e com isso também marcam a diferença e originalidade nesta nobre arte que é a Tatuagem.


Conta-nos a tua ideia, nós tratamos da originalidade dela ;)


Espero que tenhas gostado de mais um post, partilha com os teus amigos e continua a seguir o nosso trabalho. Mais posts virão para tirar todas as tuas dúvidas , se quiseres sugerir algum tema para ser esclarecido podes deixar o teu comentário aqui ou nas nossas redes sócias.


Se quiseres estar sempre a par das novidades subscreve a nossa mail list ou torna-te membro do nosso site.


Exink

Your Skin Defines You


Tattoos originais deste post por:



625 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page