Mitos e Verdades da Tatuagem
top of page

Mitos e Verdades da Tatuagem

Atualizado: 29 de mai. de 2020

Bigfoot, Nessy, Yeti, el chupacabra.... todas estas criaturas são criaturas mitológicas, contos e lendas que as pessoas dizem ter visto ou contam histórias da sua existência. Tal como com estas criaturas mitológicas também o mundo da tatuagem está envolto em algum mistério para quem não está por dentro do processo ou dentro deste mundo. Consequentemente, em boa voz popular, vários mitos apareceram e foram criados á volta da tatuagem, só que, desta vez vamos poder confirmar ou desmistificar alguns deles! Aqui ficam... mitos e verdades da tatuagem;

Mitos e Verdades da Tatuagem


Depois de tatuar o pelo não cresce na zona tatuada. FALSO - O pigmento da tatuagem é depositado na parte superior da epiderme imediatamente a seguir o fim da derme, o folicolo está na camada mais funda da epiderme de modo a que a agulha nunca lhe chega a tocar, ao fim da cicatrização o pelo continua a crescer normalmente. Seria bastante bom que o pelo não crescesse mais pois assim a não havia mais mulheres tatuadas com barba.

Depois de tatuar não posso tomar banho. FALSO - Depois de fazer uma sessão a tatuagem deverá ser lavada com um sabonete de ph neutro e sem químicos para retirar a camada de tinta e sangue que está no topo da tatuagem. Uma tatuagem limpa é uma tatuagem com melhor hipótese de boa cicatrização e uma tatuagem nova não é razão para só tomarem banho ao sábado.

Dá azar ter tatuagens em número par. FALSO - Este é apenas um folclore popular falacioso, podemos ter quantas tatuagens quisermos sem o problema de dar azar em alguma parte do caminho. Se assim fosse todos nós que temos mangas ou costas ou alguma peça grande feita em várias sessões seríamos o epítome do azar. Mas não se acanhem de fazer mais uma para equilibrar as coisas enquanto estão no nosso estúdio.

Nao posso apanhar sol depois de uma tatuagem. VERDADE - Não é preciso explicar muito, uma tatuagem é uma ferida e o sol produz algumas mudanças na pele e enquanto a tatuagem está a cicatrizar é importante manter fora da exposição directa com o sol pois este pode queimar a tatuagem fazendo com que esta tenha uma má cicatrização.

Posso fumar e beber depois de uma tatuagem. VERDADE - Depois da tatuagem feita não tem problema fumar ou beber. O álcool só dificulta o fazer a tatuagem quando é ingerido antes pois deixa o sangue mais líquido e acaba por sangrar mais.

Fazer solário não faz mal as tatuagens. FALSO - Vou ser, no bom português, curto e grosso neste tópico; Solário FAZ MAL á pele e ás tatuagens. Ponto, parágrafo!

Não podemos dar sangue depois de tatuar. FALSO - Depois de fazer uma tatuagem há um período de espera de 3-4 meses antes de poder dar sangue outra vez. Uma vez passados esses 3-4 meses não tem mais problema. Agora não sejam medricas e vão dar sangue, podem salvar várias vidas com a vossa dádiva!

Podemos apanhar doenças ao sermos tatuado. VERDADEIRO - Num estúdio profissional de tatuagens como o nosso, as condições de higiene são levadas á excelência, todo o material é descartável e depois de ter entrado em contacto com um cliente nunca é reutilizado impossibilitando assim todo e qualquer risco de contágio na eventualidade de existir algum agente patológico contagioso. Além disso, todo o material usado é colocado em contentores especiais médicos que é recolhido e incinerado depois de cheio por empresas especializadas. Por isso tenham cuidado e escolham bem o estúdio onde querem tatuar e estejam atentos ás condições de higiene dentro desse estúdio, ter uma hepatite de brinde nunca foi o prémio que queremos que nos saia na caixa de cereais!

Tomar anestesiantes antes de uma tatuagem ajuda ou tira a dor. FALSO - Embora alguns cremes possam adormecer um pouco a área a ser tatuada não há nenhum tipo de anestesia para uso legal fora dos blocos operatórios ou hospitais que funcione para tirar a dor antes de uma sessão. De facto nós não recomendamos o uso de qualquer tipo de substância do género ou comprimidos pois podem ter um efeito adverso ou mesmo impossibilitar a execução da tatuagem. A dor é parte da experiência da tatuagem, não a neguem e aprendam a abraçá-la!

Doi mais em sítios perto do osso. VERDADE - Bem, esta é uma verdade dolorosa, qualquer zona perto do osso vai doer mais que em zonas de carne. Cotovelos, joelhos, costelas, clavículas, dedos e espinha estão no top dor da tatuagem. Mas não se deixem enganar, alguns sítios com mais pele e carne podem doer igualmente ou mais. Nada como virem fazer uma tatuagem para tirar essa dúvida ou experiênciar em primeira mão as dores da tatuagem.

Existem tatuagens vegan. VERDADE - Com o aumento do mercado vegan a tatuagem também se está a tornar vegan. Maior parte dos produtos no mercado são de origem natural e vegetal tais como os pigmentos, cremes e até folhas para stencil. No nosso estúdios alguém Vegan pode encontrar a possibilidade de ter uma tatuagem totalmente vegan desde o pigmento até ao creme de Aftercare Balm Vegan que podem adquirir no nosso estúdio.

Não posso mais tomar uma epidural de tatuar as costas.

VERDADE - Devido ao alojamento de algumas partículas de tinta em determinadas zonas das costas, alguns médicos podem-se recusar a dar epidural durante o parto por medo de uma reação adversa á tinta. Embora não esteja provado a ligação entre tatuagem e complicações no parto, alguns médicos preferem prevenir nestes casos.


Não dá para remover tattoos.

FALSO - No nosso estúdio também temos o serviço de remoção de tatuagem a laser. Este processo é mais demorado que fazer uma tatuagem pois pode necessitar multiplas sessões para retirar totalmente a tatuagem. Claro que se a tatuagem for feita no nosso estúdio não precisaram de a retirar mais tarde!


A tatuagem sai em algumas zonas do corpo.

VERDADE - algumas zonas nomeadamente dedos, palmas das mãos e plantas do pé são propícios a terem um desgaste muito grande da tatuagem por ser uma pele mais dura e que é renovada mais vezes que no resto do corpo.


Não somos os caçadores de mitos mas penso termos conseguido com este post tirar algumas dúvidas e desvendar alguns mitos da tatuagem. Nós abrimos a porta, agora cabe-vos a vocês virem desvendar mais mitos da tatuagem aqui ao nosso estúdio enquanto fazem a vossa próxima tattoo.


Espero que tenhas gostado deste post.

Se quiseres sugerir algum tema para ser esclarecido podes deixar o teu comentário aqui ou nas nossas redes sociais. Se quiseres estar sempre a par das novidades subscreve a nossa mail list ou torna-te membro do nosso site.


Exink

Your Skin Defines You

3.152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page