Diferença entre Tatuagens Cicatrizadas e Fresca
top of page

Diferença entre Tatuagens Cicatrizadas e Fresca

Atualizado: 29 de mai. de 2020

Quem tem tatuagens, especialmente tatuagens maiores e/ou com cores, sabe ou notou que a tatuagem perde aquele brilho que teve outrora quando era nova e acabada de fazer e perguntam-se; porque é que a minha tatuagem não está com as mesmas cores ou definição como aquelas que vejo nas redes sociais?


tatuagem cicatrizada

Para ajudar a compreender o que é uma tatuagem cicatrizada e o porquê da sua diferença em relações á tatuagem fresca vamos falar da pele e do mecanismo da tatuagem nesta.


A nossa pele é constituída por várias camadas, mas para compreender a tattoo só precisamos de nos focar na derme e epiderme. A epiderme é a camada mais superficial da pele, onde se encontra a melanina, a camada nova de pele e também pele morta no topo desta. A Derme é a camada por baixo da epiderme, mais precisamente onde o pigmento irá viver.


Mal acabamos de tatuar, a tatuagem exibe cores profundas e vivas, gradientes bastante acentuados e um brilho especial, um pouco quase como se não fizesse ainda parte de nós, um desenho superficial por assim dizer... Este pensamento não está longe da verdade...! Quando a agulha fura a pele, esta vai depositar o pigmento na derme, o que significa que tem que passar por uma camada de pele morta, uma camada de pele nova e melanina para chegar ao seu destino final, ou seja, tem que perfurar a epiderme inteira. Aquele brilho e cores vivas da tatuagem acabada devem-se a isso, á existência de pigmento na epiderme, podemos dizer que esse pigmento está á flor da pele. Aquando do processo de cicatrização, a epiderme vai regenerar, e durante esse tempo vai-se ver livre do pigmento e gerar uma nova camada de pele onde esse estava. Assim o pigmento da tatuagem que fica vai-se instalar na derme e com o aparecimento da nova camada o pigmento vai ficar debaixo dela, vamos continuar a ver a tatuagem porque a epiderme é transparente mas vai agora parecer mais baça e vai perder aquele brilho e vivacidade da tatuagem acabada de fazer, tanto que se pudéssemos retirar a epiderme, as cores que estão por baixo continuariam vivas como no dia que foram colocadas.


Exemplo de uma Tatuagem Fresca e Cicatrizada:

Leg Tattoo
Tatuagem Frescas Vs Cicatrizada

É exactamente por esta razão que peles mais escuras só mostrarão tons de pigmento mais escuros que a sua própria melanina, pois como a melanina fica por cima do pigmento, quem acaba por ter primazia é a melanina. Tudo isto não significa que a vossa tatuagem não possa ter cores e tons vividos e bonitos só porque cicatrizou. Uma tatuagem é como um carro, precisa manutenção! Muitas pessoas fazem manutenção da sua pele mesmo sem tatuagens, mas quem as tem deverá fazer o mesmo para que possa trazer ao de cima o melhor da sua tatuagem. Processos simples como esfoliação da pele ajudam muito, pois retiram a camada de pele morta ou seca que está por cima da tatuagem e que cria uma camada baça esbranquiçada em cima dela. A hidratação também ajuda muito, pois impede a pele de secar e criar essa mesma camada embaciadora.



A tatuagem é uma arte que tem a sua tela em algo vivo, a pele, e cabe, a quem as tem ou a quem as quer fazer, a responsabilidade de as perpetuar e ajudá-las a envelhecer de uma maneira saudável. Se queres ter um bom envelhecer, tal como um bom vinho, então ajuda a tua tatuagem a envelhecer bem contigo!



Em Suma, a resposta é simples, a tatuagem que fica connosco para o resto da vida é a tatuagem cicatrizada, e não a tatuagem fresca acabada de fazer.


Infelizmente os artistas não conseguem colocar mais trabalhos cicatrizados nas redes sociais (embora há um esforço para se conseguir por parte de inúmeros artistas) porque , regra geral, só têm acesso ás tatuagens quando as acabam de fazer. Há clientes que não conseguem voltar ao estúdio para tirar fotos, outros são de fora do país e muitas fotos que possam mandar não têm qualidade suficiente para usar como portfólio do nosso trabalho.


Espero que tenhas gostado do nosso post, partilha com os teus amigos e continua a seguir o nosso trabalho. Mais posts virão para tirar todas as tuas dúvidas , se quiseres sugerir algum tema para ser esclarecido podes deixar o teu comentário aqui ou nas nossas redes sócias.

Se quiseres estar sempre a par das novidades subscreve a nossa mail list ou torna-te membro do nosso site.

Exink

Your Skin Defines You


1.690 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page