Os Estilos de Tatuagens: Old School
  • Exink

Os Estilos de Tatuagens: Old School

Atualizado: Mai 29

A tatuagem não é algo recente, pelo contrário, as tatuagens mais antigas registadas têm milhares de anos! Algumas com cariz religioso, outras como amuletos ou uma marca de aristocracia ou riqueza.


Nas sociedades de oeste as tatuagens eram algo mal visto, nenhum gentleman Ingles teria uma tatuagem. Assim houve um grupo de homens para quem os paradigmas da sociedade importavam pouco; os marinheiros.

Estes homens faziam tatuagens como uma memória das suas viagens, especialmente ás culturas asiáticas como Japão e China.

Nesta época, as tatuagens eram usadas por pessoas fora da sociedade como marinheiros, vagabundos e mesmo freaks de circo. Alguns militares também as faziam, muitas vezes como uma memória de uma batalha ou mesmo uma contagem dos inimigos que mataram.

Com a chegada da 2a guerra mundial, o teatro do Pacífico (contra os japoneses) fez com que muitos jovens bem aparentados fossem obrigados a alistar-se. Esses jovens colocados em batalha faziam tattoos como símbolos de força, protecção ou para levar com eles um ente querido ou família. Como eles não sabiam se sairiam vivos da guerra ou não, nunca foi importante para eles o que as pessoas pensariam das suas tatuagens.



Assim se começou essencialmente o estilo tradicional americano. Este estilo diferencia-se pelas cores vivas, linha grossa e uma simplificação do elemento a ser tatuado.



O percursor deste estilo foi Sailor Jerry que aprendeu com os grandes mestres tatuadores japoneses e que jurou que seria melhor que eles.

Sailor Jerry foi também importante no mundo da tatuagem pela sua inovação nas máquinas, técnicas e tintas. Nos anos 50 e 60, as tatuagens americanas continham um grande teor de elementos de contracultura, foras-da-lei e motards. A tatuagem mostrava que o indivíduo não teria ambições de se inserir na sociedade e ser mais um membro que contribuísse, as tatuagens demonstravam a sua atitude ou afiliações.



O tradicional americano pode ser usado em vários desenhos porém havia motivos mais clássicos que representam melhor o estilo e continuam intemporais como as andorinhas, águias, pin-ups, barcos, âncoras, tubarões, caveiras, cobras, tatuagens alusivas ao Hawaii, etc. Cada um com o seu significado próprio.



O estilo tradicional americano continua muito presente na actualidade, este estilo pouco evoluiu pois na sua qualidade genuína é importante preservar as suas bases pois este estilo é um marco histórico na tatuagem ocidental.


Se queres tatuar algo no estilo Old School / Tradicional ou mesmo outros estilos fazer, fala connosco ;)


Espero que tenhas gostado do nosso post, em breve iremos postar mais informações sobre outros estilos de tatuagem (Realismo, Cor, Neo Tradiconal, Trash Polka, Water Color, Comercial entre outros ) partilha com os teus amigos e continua a seguir o nosso trabalho.

Se quiseres sugerir algum tema para ser esclarecido podes deixar o teu comentário aqui ou nas nossas redes sociais. Se quiseres estar sempre a par das novidades subscreve a nossa mail list ou torna-te membro do nosso site.


Exink

Your Skin Defines You

#novo #seguir #exink #ink #tattoo #blog #tatuagens #portugal #tatuagenscomsignificado #significado #tattoos #artecorporal #tatuagensembraga #bragatattoos #bragatatuagens #historiadatatuagem #oldscholl #tradicionalamericano #japones

0 visualização