Os Estilos de Tatuagens: Japonês
top of page

Os Estilos de Tatuagens: Japonês

Atualizado: 29 de mai. de 2020

Tatuagens Japonesas, quantos de vocês conhecem verdadeiramente a história e origens deste estilo de tatuagem ? Ora vamos lá então ganhar mais um pouco de cultura e ficar a saber mais sobre os diversos estilos de tatuagem.


Tatuagem Japonesa

Irezumi- a palavra japonesa que significa a inserção de tinta debaixo da pele para deixar uma marca permanente e decorativa... a tatuagem japonesa!

A tatuagem japonesa (Irezumi) está associada inicialmente com bombeiros, pois eles usavam as tatuagens como amuletos espirituais. Estes eram vistos como heróis, o que inspirou a imitação destas práticas.



Contudo no período Meiji, o governo japoneses marginalizou as tatuagens como algo usado apenas pelos criminosos. Alguns Yakuza e criminosos evitam tatuagens por esse mesmo motivo.


No período Edo (1603-1868) os criminosos eram tatuados pelas autoridades a fim de lhes dificultar a sua reinserção na sociedade e procura de trabalho, esta prática tem como nome Bokkei. Até este período as tatuagens no Japão tiveram os seus altos e baixos, tanto como decorativas como usadas como castigos. No entanto foi durante o período Edo que as tatuagens se começaram a desenvolver como a forma de arte que vemos hoje em dia.


As ilustrações das tatuagens japonesas tiveram origem nos quadros de madeira pintados, quadros esses que mostravam vários heróis que tinham os seus corpos decorados com dragões, tigres, flores ou outras criaturas míticas. Os artistas destas ilustrações passaram assim a tatuar, usando algumas das mesmas ferramentas que usaram na Madeira na pele humana incluindo a tinta Nara, que ficou famosa por se tornar azul-esverdeada quando dentro da pele.



A tatuagem japonesa tradicional é feita usando agulhas de metal em cabos de madeira. Este método requer também o uso de tintas específicas chamadas Nara (Zumi). O artista é designado como o Irmão e costuma ter um ou mais aprendizes a trabalhar para ele durante um grande período de tempo. Os aprendizes ficavam na casa do mestre durante vários anos a limpar o estúdio, a fazer ferramentas, misturar tintas e copiar os desenhos do mestre até poderem, ao fim de longos anos, tatuar.


Ainda há especulações sobre quem usava estas tatuagens, uns dizem serem pessoas de baixas classes sociais, outros dizem serem comerciantes ricos que, como estavam proibidos de mostrar a sua riqueza, usavam tatuagens caras debaixo das suas roupas.

No início do período Miji o governo japonês querendo proteger a sua imagem face ás culturas do oeste, marginalizou as tatuagens. No entanto essa arte continuou clandestinamente. Quem procurava um tatuador teria bastante dificuldade e geralmente as marcações eram apenas apalavradas .A tatuagem foi legalizada novamente em 1948 mas manteve a sua conotação criminosa. Durante muitos anos a tatuagem tradicional japonesa esteve sempre associada á Yakuza (máfia japonesa) o que faz com que a tatuagem ainda seja proibida em algumas partes do Japão.


Actualmente existe ainda um preconceito em relação a tatuagem no Japão, sendo esta legal de ter, mas ilegal de fazer. Qualquer visitante que tenha tatuagens terá que ter cuidado pois os lugares que aceitam pessoas tatuadas são mais escassos e em muitos casos as tatuagens têm de ser tapadas.


Este foi um pequeno resumo da cultura da Tatuagem Japonesa, Este estilo tem mesmo muita história e se ficaste interessado em saber mais sobre estilo grande estilo, mantém te atento aos nossos Posts ;)


Se queres tatuar algo no estilo Japones ou mesmo outros estilos, fala connosco ;)


Espero que tenhas gostado do nosso post, em breve iremos postar mais informações sobre outros estilos de tatuagem (Realismo, Cor, Neo Tradiconal, Trash Polka, Water Color, Comercial entre outros ) partilha com os teus amigos e continua a seguir o nosso trabalho.

Se quiseres sugerir algum tema para ser esclarecido podes deixar o teu comentário aqui ou nas nossas redes sociais. Se quiseres estar sempre a par das novidades subscreve a nossa mail list ou torna-te membro do nosso site.


Exink

Your Skin Defines You

1.105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page