• Exink

Tatuagens e o Sol

Atualizado: 5 de ago.

Porque é que as tatuagens não gostam do sol?

Fizeste uma tatuagem recentemente?

Certamente o tatuador já te ensinou os cuidados a ter na cicatrização da tua nova peça … mas como planeias protegê-la das agressões provocadas pelo sol?

Neste post explicamos-te tudo, desde o motivo pelo qual as tatuagens não gostam de sol, bem como as melhores formas para as protegeres.


É do conhecimento geral que a exposição solar em excesso é prejudicial à pele, no entanto o risco agrava-se bastante em pele com tatuagens e pode comprometer o aspeto das mesmas.



O sol durante o processo de cicatrização:

Se queres que a tua nova tatuagem cicatrize e envelheça nas melhores condições é importantíssimo que a mantenhas afastada do sol pelo menos durante o 1º mês. Após ser tatuada, a barreira epidérmica da pele fica bastante sensível e ao contrário do que acontece em pele não tatuada, não consegue assegurar o nível mínimo de proteção solar e queima com muita mais facilidade. Expor a pele recentemente tatuada ao sol pode fazer com que as tatuagens cicatrizem inadequadamente e apresentem falhas e irregularidades no pigmento.

Este problema parece ser de fácil resolução se simplesmente utilizarmos protetor solar na tatuagem, porém é extremamente desaconselhado durante o 1º mês.


Uma tatuagem nova é essencialmente uma ferida aberta e não deve ser exposta a nenhum produto tópico à exceção do creme cicatrizante aconselhado pelo tatuador e produtos incluídos no aftercare. Colocar protetor solar numa tatuagem em cicatrização pode potencialmente causar irritação e reações alérgicas e consequentemente danificar a tatuagem. Se quiseres proteger a tatuagem do sol no 1º mês de cicatrização, para além de evitares ao máximo a exposição solar, tenta permanecer na sombra e cobri-la com uma peça de roupa.


Porque é que a exposição solar danifica as tatuagens?

É sabido que nos raios solares podemos encontrar os famosos raios UV (UVA e UVB) e estes sim são os principais culpados pela danificação das tatuagens.


E como ocorre este processo?

A tinta da tatuagem é depositada na derme - a segunda e mais grossa camada da nossa pele. Apesar desta camada estar protegida dos raios solares, é facilmente penetrada pelos raios UVA. Se a exposição aos raios UVA for excessiva, o pigmento da tatuagem entrará num processo de quebra e será consequentemente expulso pelos glóbulos brancos como se de uma infeção ou uma partícula estranha se tratasse. Ao longo do tempo este processo vai fazer com que as linhas da tatuagem fiquem mais espalhadas e com um aspeto manchado. Em adição existem também os raios UVB, responsáveis pelas queimaduras solares. O processo de desvanecimento de uma tatuagem proveniente de uma queimadura solar é semelhante ao causado pelos raios UVA, no entanto acontece num período muito mais rápido.


É importante informar que a exposição aos raios UV acontece também em dias de céu nublado e em solários (numa concentração mais elevada do que à emitida pelo sol).

Felizmente, pode levar anos para que a tatuagem sofra um desvanecimento notório, por outro lado, o desvanecimento causado pelos raios UV ocorre tão lentamente que é provável que só o notes quando já for demasiado tarde.


O sol depois do processo de cicatrização:

Após cicatrizada e se queres que a tua tatuagem permaneça intacta com o passar dos anos é de extrema importância continuar a protegê-la do sol. Relembra-te que a exposição solar não acontece apenas nas férias de verão, mas também durante o nosso dia-a-dia quando estamos a conduzir, na rua e em esplanadas, por exemplo.



Concluindo, a regra básica para assegurar a longevidade das tatuagens é evitar a exposição solar, quer seja com protetor solar, roupa e/ou equipamentos de proteção.


Espero que tenhas gostado do nosso post, partilha com os teus amigos e continua a seguir o nosso trabalho. Mais posts virão para tirar todas as tuas dúvidas , se quiseres sugerir algum tema para ser esclarecido podes deixar o teu comentário aqui ou nas nossas redes sócias.


Se quiseres estar sempre a par das novidades subscreve a nossa mail list ou torna-te membro do nosso site.


Exink

Your Skin Defines You

221 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo