• Exink

Tatuagem Linha Fina ou Fine Line

Fine Line é um estilo de tatuagem em ascensão que tem ganho cada vez mais adeptos devido à popularidade ditada por artistas e celebridades influentes, bem como através de plataformas e redes sociais.


Este estilo, como o nome indica, é caracterizado essencialmente pelos seus traços finos, mas também pela sua precisão e delicadeza. No entanto, como quase todos os estilos de tatuagem o Fine Line surge como uma derivação de estilos já existentes que consequentemente fizeram com que também o novo estilo se apresentasse e tenha ramificado em diversas vertentes.

A mais simples das várias vertentes do Fine Line pode nomear-se de Minimalismo. Os desenhos apresentados são altamente simplificados de modo a que o objeto seja identificado facilmente através de poucas linhas. Consequentemente, esta particularidade permite a elaboração de tatuagens em dimensões bastante reduzidas. A simplicidade deste estilo faz com que frequentemente o significado da tatuagem não seja óbvio e cause a curiosidade e especulação de quem a vê. Deste modo, geralmente estas tatuagens são propositadamente subtis para que o seu significado seja sagrado para o cliente.




Outra vertente das tatuagens Fine Line é o estilo nominado Microrrealismo. Apesar de não ser uma regra geral, são também geralmente tatuagens com pequenas dimensões. São essencialmente as mais finas das tatuagens Fine Line. Esta particularidade faz com que as peças resultantes possam ser pequenas, extremamente finas, delicadas, detalhadas e realistas.



As tatuagens Single Line são também um dos estilos mais populares e impactantes do Fine Line. São criadas utilizando apenas uma linha contínua e têm a particularidade de serem verdadeiramente únicas devido à fluidez e interseções que caracterizam este tipo de desenho.


É importante referir que todos os estilos de tatuagem apresentam uma lista de prós e contras e este não é exceção.

O favoritismo pelo estilo Fine Line deve-se essencialmente à delicadeza e tamanho reduzido das peças. Três das grandes vantagens e pontos de favoritismo deste estilo são a maior rapidez na execução, que consequentemente inflige menos dor ao cliente, a facilidade em se esconder (caso pretendido), e o valor, que varia consoante o tamanho e nível de detalhe da peça. É por isso um estilo frequentemente escolhido por iniciantes no mundo das tatuagens.



Porém, a delicadeza e traço fino deste tipo de tatuagem pode ser penoso na sua longevidade. É normal ocorrer um desvanecimento das tatuagens com o passar dos anos, no entanto, as tatuagens feitas com linha fina estão mais sujeitas a esta ocorrência e num mais curto espaço de tempo. É também frequente com os anos ocorrer uma ligeira expansão das linhas da tatuagem, o que no Fine Line pode resultar na ilegibilidade quase total da peça.


É, por conseguinte, extremamente importante realizar a tatuagem com um profissional especializado que aconselhe o cliente a nível de design e local a tatuar de modo a evitar futuros danos na peça. Como tatuagens extremamente sensíveis, é altamente importante executar uma excelente rotina de cicatrização após a sessão e manter sempre a peça protegida e abrigada do sol.


Se queres tatuar algo no estilo fine line ou mesmo outros estilos, fala connosco ;)


Espero que tenhas gostado do nosso post, em breve iremos postar mais informações sobre outros estilos de tatuagem ( Cor, Neo Tradiconal, Trash Polka, Water Color, Comercial entre outros ) partilha com os teus amigos e continua a seguir o nosso trabalho.


Se quiseres sugerir algum tema para ser esclarecido podes deixar o teu comentário aqui ou nas nossas redes sociais. Se quiseres estar sempre a par das novidades subscreve a nossa mail list ou torna-te membro do nosso site.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo